Você Sabia?

Estudos apontam que metade dos brasileiros tem segundo emprego

Como forma de dar mais segurança em época de crise financeira, os brasileiros têm mudado cada vez mais seus hábitos de consumo no dia a dia. Dados divulgados pela CNI – Confederação Nacional da Indústria apontam que 48% das pessoas têm um segundo emprego para complementar a renda.

Essa é a realidade de 58% das famílias que ganham até um salário mínimo de renda. Já o índice chega a 36% para quem arrecada mais do que cinco s. Ainda de acordo com pesquisa, 24% das pessoas voltaram a estudar para tentar suprir a falta de emprego.

O Ibope entrevistou 2 mil pessoas de 141 cidades brasileiras e registrou que 86% delas vivem a crise econômica no dia a dia. Já 59% delas afirmaram ter perdido poder de compra nos últimos 12 meses. Para diminuir os gastos, 16% dos brasileiros mudam de residência e 13% transferem os filhos da escola particular para a pública.

O pessimismo é evidente nos olhos dos brasileiros, pois pessoas próximas, como amigos, familiares e colegas de profissão também estão desempregadas ou vivendo de bicos. Para 76% das pessoas que estão empregadas existe o medo de perder o emprego ou ter que fechar seu negócio.

O órgão divulgou ainda que as mulheres que mudaram seus hábitos de consumo chegaram a 61%; os homens 53%. Já a pesquisa por preço já faz parte de 90% das pessoas entrevistadas.

O Ibope ainda divulgou que 48% das pessoas consideram muito difícil arcar com empréstimos e financiamentos com as rendas que têm atualmente.

Fonte: O Globo

Comentários
Compartilhe nas redes sociais:
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *