BelezaBem-EstarSaúde

Realize hidratação profunda na pele e evite doenças

A nossa pele é o maior órgão do corpo e também o que mais sofre exposição, que vai desde a poluição até a marcas de machucados e feridas. Além do processo de envelhecimento natural, outros fatores também podem fragilizar a pele a ponto de ficar propícia a problemas graves principalmente pela falta de hidratação.

Entre os principais cuidados que devemos ter para a saúde da pele estão o hábito de beber pelo menos 2,5 litros de água por dia, aplicar protetor solar para se proteger dos efeitos prejudiciais dos raios ultravioletas, consumir frutas e legumes ricos em antioxidantes, não tomar banhos quentes, evitar fumar e aplicar cremes hidratantes na pele diariamente.

Quem sofre mais com a fragilidade da pele são os idosos. Além da perda natural de colágeno, que deixa a pele flácida, essas pessoas tendem a diminuir em até 50% o índice de água no organismo, fazendo com que essa desidratação aconteça de forma mais rápida. As consequências disso são pele seca, fina e sensível a feridas e machucados após um simples atrito, principalmente por ter cicatrização mais lenta do que pessoas mais jovens.

Os diabéticos também precisam se precaver contra doenças graves provocadas na pele, principalmente por não conseguirem metabolizar o açúcar ingerido no organismo e, assim, deixar a pele frágil e propícia a feridas, doenças e inflamações agudas. O processo infeccioso da pele também é mais comum devido ao não funcionamento correto do sistema imunológico do diabético.

Já para as pessoas que fumam, a pele também necessita de cuidados especiais, principalmente pelo fato da nicotina impedir a produção natural de colágeno no organismo, deixando assim uma aparência mais envelhecida, pele seca e mudança na tonalidade da pele das mãos.

As pessoas que têm o hábito de praticar exercícios físicos também precisam tratar da pele, pois sofrem desidratação e atrito na pele durante as atividades, ocasionando calos e também pele ressecada.

Além de se atentar aos cuidados com a pele já ditas no começo dessa matéria, é preciso saber qual o creme hidratante ideal para proteger principalmente a pele dos idosos, diabéticos, fumantes e atletas. Abaixo listamos quais são os ativos mais poderosos para uma hidratação profunda no corpo, principalmente nas mãos, pés, joelhos, calcanhares e cotovelos:

Uréia
A ureia é uma molécula com maior poder de hidratação que existe atualmente, pois é capaz de atravessar toda a camada de gordura, fazendo uma hidratação profunda em toda a pele.

Ácido Glicólico
O ácido glicólico, além de ajudar a clarear a pele, é um potente cicatrizante que atua com mais intensidade em feridas e machucados.

Óleo de Semente de Uva
O óleo de semente de uva melhora a circulação da nossa pele através de uma ação anti-inflamatória bastante eficaz.

Cera de Abelha
A Cera de Abelha tem a capacidade de bloquear a umidade, protegendo e reparando a pele seca e áspera. Além disso, tem a ação de potencializar a hidratação da uréia na pele.

Óleo de Silicone
Funciona como uma luva que protege as mãos, pois o óleo de silicone forma uma barreira natural na pele, potencializando a duração do efeito hidratante aplicado.

Extrato de Camomila
A camomila tem ação calmante à pele, além de proporcionar um aroma gostoso na região do corpo que recebeu a aplicação.

 

 

Comentários
Compartilhe nas redes sociais:
6 comments
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *