BelezaSaúde

Emagrecer vai além de perder peso

Para muitas pessoas o ato de perder peso está atrelado única e exclusivamente à aparência. Mas para atingir o peso considerado ideal você precisa estar atento a uma série de fatores, considerar não apenas o desejo de ser magro e ter um corpo definido, mas também a sua saúde.

O processo de emagrecimento deve ser sempre levado a sério e, em casos mais críticos,  contar com o acompanhamento de um profissional da área da saúde. Se você não está satisfeito com seu peso, é preciso entender a real diferença entre emagrecer e perder peso. Veja abaixo.

Quando me preocupar?

A obesidade atinge milhares de brasileiros, por isso é necessário se atendar aos males que essa doença pode causar à saúde. O procedimento para esses casos é a orientação de endocrinologistas e nutricionistas para iniciar uma reeducação alimentar e incentivar a prática de atividades físicas.

Mas e se eu não tenho sobrepeso?

Você pode achar loucura, mas ter um peso considerado abaixo do ideal também pode trazer complicações à saúde. Uma pessoa que está muito abaixo do peso considerado adequado para o seu corpo, pode apresentar quadros de desnutrição ou até mesmo de anemia. Por isso é preciso acompanhar para ter a certeza de que tudo está bem com o organismo e não apenas avaliar a questão estética.

Se você quer emagrecer, é preciso fazer isso de forma consciente. Mantendo uma boa alimentação para oferecer ao seu corpo tudo o que ele precisa para desempenhar bem todas as suas funções.

Qual seria o peso ideal, afinal?

O cálculo é feito através do Índice de Massa Corporal (IMC), que mostra se estamos ou não dentro da faixa considerada ideal de peso. São considerados fatores como peso e altura. É recomendável que essa avaliação seja feita por um profissional da saúde  para que sejam indicados os melhores tratamentos a serem seguidos.

Nem sempre o fato da balança mostrar que estamos um pouco acima do peso deve ser considerado um grande problema. O IMC vai mostrar se você se encaixa ou não em algum grau de obesidade e as consequências que isso pode lhe causar. Da mesma forma que vai te direcionar em relação às melhores práticas para resolver o problema.

Quais doenças podem surgir com o excesso de peso?

É bastante natural que o ganho de peso afete nossa autoestima, mas é necessário que a preocupação principal esteja nas possíveis doenças atreladas a esse aumento de peso. Para isso, é necessário acompanhamento médico com o objetivo de evitar ou tratar problemas cardíacos, tendo em vista que a gordura excessiva inibe a passagem do sangue pelas artérias e pode causar diabetes, elevar o colesterol e também a pressão.

Caso você esteja com sobrepeso, sofre com problemas respiratórios quando realiza atividades simples do dia a dia, como fazer caminhadas ou até mesmo subir escadas, é hora de buscar uma orientação médica. Quanto antes iniciar os tratamentos, melhor e mais rápida será a sua recuperação.

Veja qual é sua real necessidade quanto ao processo de emagrecimento. Mesmo que você esteja com o peso ideal, tenha uma rotina saudável. O cálculo do IMC é apenas uma primeira avaliação, ele não deve ser considerado como única forma de análise das condições de saúde do seu organismo.

Quer saber mais sobre emagrecimento, saúde e beleza? Acesse e siga nossa página no Facebook.

Comentários
Compartilhe nas redes sociais:

Matérias Relacionadas

Qual a importância da vitamina D para o organismo? Você já verificou como está o nível de vitamina D no seu organismo? A vitamina D é essencial para que nosso corpo absorva o cálcio, responsável por fortalecer e proteger os nossos ossos  e evitar doenças como a osteoporose. Além disso, a vitamina D atua também no intestino e nos rins. A vitamina D pode ser adquirida por meio da alimentação, atra...
Máscara facial: para que serve e quais os tipos? Você já usou uma máscara facial? Já fez receita caseira ou comprou cremes diferentes e ficou horas com ele no rosto ansiosa para ver o resultado? Se você ainda não fez, não pode deixar de experimentar! Uma boa máscara facial pode trazer muitos benefícios para a pele do seu rosto. Mas, o primeiro passo é saber qual o seu tipo de pele e identifica...
Seu corpo precisa de cuidados todos os dias A correria do dia a dia nos consome. São tantos compromissos, trabalho, casa, filhos, cachorros, amigos. Muitas vezes não damos conta, nosso corpo não consegue seguir um ritmo tão desenfreado sem dar sinal de que precisa de atenção e cuidados. Você sabia que existe um kit completo que pode ajudar na recuperação do corpo? Para isso a Puriflora de...
O que fazer para reduzir o apetite? Sabe aquele dia em que você já acorda morrendo de fome? E depois do café fica ansioso pelo almoço e logo mais pela janta. Mesmo que tente se controlar, não consegue. A fome te persegue o dia todo. Seja ansiedade ou necessidade fisiológica é preciso manter o controle. O que fazer então para reduzir o apetite e essa vontade de comer? O Picolinato ...
4 dicas para acelerar o seu metabolismo Para muitas pessoas o foco é o emagrecimento. E hoje, para alcançar o corpo perfeito não basta apenas perder peso, tem que ter qualidade de vida. O ideal é emagrecer com saúde, mesmo que o resultado almejado demore mais para ser alcançado. O segredo está em acelerar o metabolismo. Como fazer então? Emagrecer também é uma questão de mudança de vi...
Elimine as células de gordura com o óleo de coco Nos últimos anos, muito tem se falado sobre os benefícios e as possibilidades de utilização do óleo de coco. E não são poucos, vão desde a hidratação da pele e do cabelo, preparação dos alimentos até o emagrecimento. Natural, o óleo de coco protege o organismo fortalecendo o sistema imunológico. Uma das versões mais utilizadas é em suplemento al...
2 comments
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *