Saúde

10 coisas que você precisa saber sobre o colesterol

Você já deve ter ouvido as pessoas falarem que o colesterol é uma substância que só faz mal para a saúde, certo? Errado. Quando possui níveis controlados, ele é primordial para o funcionamento do corpo humano. O importante é entender os tipos de colesterol que existem e saber com está o seu organismo. 

Abaixo listamos 10 fatos que vão te ajudar a entender o colesterol, confira:

1 – Fundamental 

Identificado naturalmente em nosso organismo, o colesterol é um tipo de gordura fundamental para o funcionamento do nosso corpo, tendo em vista que está presente no coração, no cérebro, fígado e também no intestino.

2 – Organismo

Para a produção de Vitamina D e ácidos que colaboram na digestão de gorduras, nosso corpo faz uso do colesterol. No fígado, aproximadamente 60% do colesterol é fabricado pelo nosso organismo.

3 – Tipos 

Há dois tipos de colesterol, o bom e o ruim. O colesterol bom é o HDL, que é responsável por carregar o colesterol do ateroma às artérias, transportando de volta ao fígado até ser excretado. Já o LDL é conhecido como ruim por conta do alto índice que tem desse colesterol com doenças cardíacas.

4 –Sintomas 

Não tem sintomas quando o nível de colesterol aumenta no sangue. Em alguns casos surgem os xantomas, tumor benigno de pele que possui lipídios e que costuma aparecer nos cotovelos. Isso ocorre por conta do acúmulo do colesterol na nossa pele.

5 – Alimentos

Os principais alimentos que contém uma significativa quantidade de colesterol são: manteiga, frituras, bacon, creme de leite, entre outros. Esses alimentos têm quantidade significativa de colesterol e precisam ser evitados em excesso.

6 – Bons hábitos

Se você não fuma, pratica atividades físicas e tem uma alimentação balanceada, a tendência é que seu colesterol esteja controlado.

7 –  Ruim para o coração 

Se você consumir colesterol em excesso, a gordura é depositada nas artérias e pode ocasionar infarto do miocárdio e até AVC.

8 – Exames  

É feita a soma do colesterol HDL com o LDL para medir as taxas das gorduras em exames laboratoriais. Se essa taxa estiver abaixo de 200 ela é considerada boa. É preventiva quando ficar entre 201 e 239 e acima do normal se estiver com mais de 240 a taxa de colesterol no organismo.

9 – Alteração

A alteração do nosso colesterol ocorre de três formas: geneticamente, quando consumimos excesso de alimentos gordurosos e o surgimento de doenças como diabetes por exemplo.

10 – Saudável

Uma alimentação com foco em controlar o nível de colesterol no corpo necessita de alguns cuidados. Carnes magras e peixes podem substituir a carne vermelha. Leite desnatado é uma boa pedida também. Já a prática de atividades físicas é essencial para ter esse controle e também evitar doenças cardíacas.

Cuide de sua alimentação e tenha uma rotina de atividades físicas para sempre poder desfrutar o melhor da vida sem problemas. 

Para mais informações sobre saúde, beleza e bem-estar, siga-nos no Facebook.

 

Comentários
Compartilhe nas redes sociais:
0 comments
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *