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O que são alimentos antioxidantes?

Você sabia que o nosso corpo também possui agentes protetores? Sim, eles existem e se chamam antioxidantes. São responsáveis por defender as células sadias do nosso organismo contra a ação oxidante dos radicais livres.

E o que isso significa? Com a ação dos antioxidantes combatendo os radicais livres, reduz-se a possibilidade de envelhecimento precoce e também de aparecimento de algumas doenças. Esse é um processo realizado naturalmente pelo nosso corpo, porém, para que tudo funcione adequadamente, ele precisa que alimentos ricos em antioxidantes sejam consumidos frequentemente para colaborar com o processo.

Onde encontrar?

As maiores fontes de antioxidantes são os alimentos naturais. Uma alimentação repleta de vegetais, grãos e frutas é suficiente para oferecer ao organismo os antioxidantes que ele precisa. Além de aumentar a imunidade do seu organismo, os alimentos antioxidantes oferecem uma série de outros benefícios.

São dois os tipos de antioxidantes: os enzimáticos, que são produzidos pela própria pele e os não enzimáticos, presentes nos alimentos. Os principais antioxidantes não enzimáticos são : vitamina A, flavonoides, carotenoides, licopeno, ômega-3 e selênio. Além de betacaroteno, encontrado no damasco, cenoura, tomate, mamão; vitamina C, presente na acerola, laranja, pimentão, morango, goiaba; vitamina E, encontrada no germe de trigo, óleos vegetais, nozes; minerais (zinco e selênio) encontrados em ostras, fígado, grãos de cereais, cebola e isoflavona presente na soja, uva, alho, berinjela e beterraba.

Os antioxidantes são muito importantes não só para prevenir o envelhecimento da pele, mas também para protegê-la das ações negativas da poluição e da radiação infravermelha.

O que fazem os radicais livres?

Os radicais livres causam sérios danos à estrutura das células, o que pode ocasionar, além do envelhecimento precoce, doenças cardiovasculares, diabetes, cataratas, aterosclerose, câncer, Alzheimer e doenças pulmonares.

Alguns fatores podem favorecer a produção de radicais livres, como o consumo abusivo de álcool ou gorduras saturadas, poluição, altos níveis de açúcar no sangue, tabagismo, estresse e muita exposição a raios ultravioletas sem a utilização de filtro solar.

Outros cuidados

Além dos cuidados com a alimentação, outras ações colaboram no combate aos radicais livres e ajudam os antioxidantes na batalha contra o envelhecimento:

– Utilize protetor solar todos os dias;
Limpe corretamente sua pele e hidrate com um bom creme anti-idade;
– Beba bastante água;
– Pratique exercícios físicos regularmente;
Alimente-se bem, de forma saudável.

Ações simples como essas aliadas ao consumo frequente de alimentos antioxidantes, vão trazer grandes benefícios para o seu organismo. Para acompanhar outras dicas siga-nos no Facebook.

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