Bem-EstarSaúde

8 exercícios para fazer em casa

Você já tentou várias vezes mais não conseguiu? Agora vai dar certo! Criar o hábito de praticar exercícios em casa não é fácil, mas um pouco de disciplina e planejamento podem ajudar.

A primeira coisa a fazer é escolher o melhor lugar e o melhor horário para praticar as atividades físicas. Você precisa estar completamente focado, por isso é importante que tenha privacidade e que não seja interrompida.

Uma vez determinados esses passos, pode escolher os exercícios que mais atendem às suas necessidades ou expectativas. Lembre-se que eles serão atingidos com seu esforço e determinação. Quanto mais completo for o seu ciclo de atividades, melhores serão os resultados. E não só para a estética do seu corpo, mas também para o seu bem-estar e qualidade de vida.

Confira, a seguir, oito exercícios simples que você pode fazer em casa.

1 – Agachamento

Afaste as pernas, de forma que fiquem paralelas e na largura dos ombros ou do quadril. Deixe os braços estendidos à frente do corpo, a coluna reta e o ombro para trás. Agache, flexionando levemente os joelhos. Empurre o quadril para trás sem forçar a coluna para a frente. Permaneça nessa posição por 30 segundos. Volte para a posição inicial e contraia os glúteos quando estiver em pé.

Este tipo de exercício ajuda a melhorar a postura, fortalecer os músculos das coxas, definir o bumbum e a barriga.

2 – Flexão de braço

A flexão é um dos exercícios mais tradicionais e conhecidos que existe. Comece deitando no chão com a barriga para baixo. Apoie mãos e pés no chão, eles serão seu único contato com o chão. Mantenha os braços e as pernas esticadas. Os braços podem ficar a uma distância levemente superior à largura dos ombros.
Desça o tronco, flexionando os cotovelos, até que o peitoral fique bem próximo ao chão. Volte para a posição inicial. Repita diversas vezes intercalando com períodos de descanso.
Esses exercícios fortalecem o bíceps e deixam os braços mais definidos.

3 – Abdominal

As famosas abdominais ajudam a eliminar as gordurinhas da barriga e também a defini-la. Deite-se no chão, com a barriga para cima, e os joelhos dobrados. Cruze os braços na frente do peito e suba todo o tronco até os joelhos. Você vai sentir o abdômen contrair. Faça duas séries de 30 repetições.

Há várias maneiras de praticar o exercício. Você também pode deitar-se de costas para o chão e apoiar as pernas em uma cadeira. Coloque as mãos na nuca e contraia o abdômen fazendo com que seu rosto vá em direção ao joelho.

4 – Corrida parada

Para esse exercício você vai precisar de espaço. Fique em pé e vá levantando um joelho de cada vez, como se estivesse correndo sem sair do lugar.

5 – Bicicleta imaginária

Deite-se no chão com a barriga para cima, erga as pernas e comece a pedalar no ar como se estivesse em uma bicicleta. Contraia o abdômen. E não se deixe enganar pela simplicidade do movimento, você verá que ele dá mais trabalho do que imagina!

6 – Polichinelos

O polichinelo movimenta todo o corpo, acelera o metabolismo e queima gordura. Em pé, posicione os braços na lateral do corpo e mantenha as pernas fechadas. Dando pequenos saltos, abra os braços levantando-os para cima (como se estivesse batendo palmas em cima da cabeça) e abra as pernas ao mesmo tempo. Entre no ritmo, abrindo e fechando rapidamente braços e pernas. Faça séries de 10 polichinelos por vez, descansando nos intervalos.

7 – Pular corda

Pular corda é um exercício que começamos a praticar já na infância. Ótimo para queimar calorias, ele trabalha todos os músculos do corpo, fortalece a panturrilha, as pernas, o bumbum e o abdômen.

8 – Elevação do quadril

Deite-se de costas no chão, coloque os braços nas laterais do corpo e flexione os joelhos. Mantenha os pés alinhados e apoiados no chão.

Levante os quadris de forma que os joelhos fiquem alinhados com os ombros. Permaneça nessa posição por dois segundos e desça devagar sem encostar o bumbum no chão. Procure fazer duas séries com 30 repetições.

Lembre-se: é muito importante que realize os exercícios com bastante atenção para que as posições não estejam erradas. A prática incorreta pode provocar danos ao seu corpo, especialmente às articulações. A prática adequada vai ajudá-lo, além de definir e fortalecer seu corpo, a prevenir algumas dores. Caso tenha dúvidas, busque vídeos de profissionais de educação física na internet ou procure um profissional para auxiliá-lo nas primeiras semanas. Depois, é só continuar praticando.

Para continuar recebendo notícias sobre saúde, beleza e bem-estar assine nossa newsletter e fique sempre atualizado.

Comentários
Compartilhe nas redes sociais:
22 comments
  1. Emagrecer vai além de perder peso - Blog Puriflora

    […] A obesidade atinge milhares de brasileiros, por isso é necessário se atendar aos males que essa doença pode causar à saúde. O procedimento para esses casos é a orientação de endocrinologistas e nutricionistas para iniciar uma reeducação alimentar e incentivar a prática de atividades físicas. […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *