BelezaBem-Estar

Tudo o que você precisa saber sobre as temidas celulites

Problema estético que incomoda 9 entre 10 mulheres, as celulites não estão relacionadas exclusivamente a pessoas acima do peso. Com o início na adolescência, esses indesejáveis furinhos que aparecem no bumbum, nas pernas, barrigas e até nos braços também podem surgir no corpo devido a alterações hormonais, problemas circulatórios, tensão emocional e até pelo fator genético. Apesar disso, o estilo de vida é o principal responsável por esse processo inflamatório da pele.

Além das celulites, o acúmulo de gordura em determinadas partes do corpo, que pode ocorrer devido ao processo hormonal, também é resultado de fatores externos, como má alimentação, sedentarismo, excesso de peso e postura inadequada. Diferente dos homens, que costumam ter a gordura localizada na região do abdômen, as mulheres sofrem com esse acúmulo nas coxas e também no quadril.

A alimentação gordurosa é uma das principais causas dessas medidas avantajadas e celulites, tendo em vista que a gordura localizada é aquela que o corpo não usa como forma de energia, deixando-a armazenada nas regiões das vísceras, o que também pode ser um sinal de preocupação à saúde.

As temidas celulites
Elas ocorrem pelo acúmulo de gordura na superfície da pele, proporcionando assim o famoso aspecto de casca de laranja, principalmente nas coxas e no quadril. Presente na pele de 80% das mulheres, a celulite é uma inflamação nas células do corpo causada por uma alimentação irregular, falta de prática de atividades físicas e problemas circulatórios. Os fatores genéticos e também hormonais podem colaborar para o surgimento.

Os 4 estágios das celulites
– O 1º estágio da celulite não apresenta sinais visíveis e ocorre quando há um aumento no tamanho das células na região em questão, resultado de uma pequena dilatação das veias do nosso tecido gorduroso.

– Já no segundo estágio é observado um considerável inchaço nas células de gordura. Essas gorduras, ao invés de serem eliminadas, são acumuladas debaixo da pele, podendo assim ser possível notar essa irregularidade quando apalpamos a pele.

– No estágio seguinte, ocorre um inchaço na pele, aparecem pequenos vasos e também varizes. O surgimento de nódulos e a desordenação no tecido do corpo fazem com que a celulite fique evidente na pele. É normal sentir dores nas pernas.

– Já no quarto e último estágio, a celulite endurece, a pele exibe buraquinhos e as pernas ficam doloridas e inchadas. Isso ocorre devido ao comprometimento da circulação sanguínea e também pela presença de macro nódulos. Esse é o estágio que a celulite chama mais atenção aos olhos de quem vê.

O que é ideal para tratar as celulites, reduzir medidas e dar mais firmeza para a pele?
Inicialmente, é recomendável consulta com nutricionista ou dermatologista para avaliar suas necessidades. Exames minuciosos conseguem, inclusive, revelar qual o grau da celulite, flacidez e gordura localizada. Para combater a celulite, além de fazer uma dieta balanceada e realizar atividades físicas com frequência, os cremes anticelulite são muito eficazes na redução do problema. Cosméticos que têm a função de quebrar as moléculas de gordura no organismo são essenciais para minimizar o aspecto de casca de laranja na pele.

De acordo com especialistas em saúde, o óleo de cártamo é comprovadamente o principal alimento para combater essas gorduras localizadas que nem uma dieta balanceada consegue eliminar. A suplementação a base de óleo de cártamo e outros óleos ricos em antioxidantes (coco, cravo e chá verde), em conjunto com o creme anticelulite e a prática de hábitos saudáveis, colabora muito para a redução de medidas no corpo. Imprescindível para ter uma pele saudável e jovem, a elastina, quando está presente em nosso organismo, é a principal proteína das fibras elásticas do corpo. Em conjunto com o colágeno, ambas as proteínas colaboram e muito para dar firmeza e também sustentação para a nossa pele.

Comentários
Compartilhe nas redes sociais:
0 comments
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *