BelezaSaúde

Como ter cabelos mais brilhantes e saudáveis?

No verão parece ser mais fácil: a gente lava o cabelo toda hora, utiliza cremes e óleos diversos por horas, usa pouco o secador. Mas quando chega o inverno, tudo fica mais difícil. O frio, o uso do secador, a temperatura da água. A gente pensa duas vezes antes de iniciar algum procedimento que precise molhar a cabeça. O que fazer então para ter cabelos saudáveis e brilhantes durante todo o ano?

O que muitas pessoas não sabem é que tratar do cabelo não é apenas uma questão de escolha do shampoo ou da quantidade de vezes que você lava. Cabelos brilhantes e bem tratados são resultado de um organismo também saudável, ou seja, não depende só de como você cuida dele, mas também do que você come e de como você vive.

Cabelos e unhas são reflexo de como está o seu corpo por dentro. Se ele está recebendo a quantidade adequada de vitaminas e minerais, ele fica mais saudável, forte e brilhoso. Se há a falta de algum nutriente, ele fica fraco, quebradiço e opaco.
Confira abaixo alguns fatores que influenciam a saúde dos seus cabelos.

Higiene

Uma das maiores dúvidas das pessoas é se deve ou não lavar os cabelos todos os dias? E não tem problema nenhum, há pessoas que até mesmo precisam disso. São aquelas que possuem o couro cabeludo muito oleoso, utilizam boné ou capacete, fazem academia ou praticam algum tipo de esporte que sua muito.

Nestes casos, lavar o cabelo diariamente é recomendado para evitar o acúmulo de resíduos ou oleosidade excessiva, duas características que agravam ainda mais problemas como queda capilar e seborreia.

Para pessoas que têm os cabelos secos ou caspa é recomendado dar o intervalo de um dia entre uma lavagem e outra. Isso porque o couro cabeludo tende a ficar mais ressecado com muitas lavagens. Além disso, o cabelo demora para produzir o lipídeo, que é uma proteção natural que ajuda a proteger o fio.

Não esqueça também de utilizar o shampoo adequado para o seu tipo de cabelo, além de limpar ele vai ajudar hidratar e cuidar dos fios.

Tratamentos

É essencial que os fios de cabelo recebam tratamentos específicos para que consigam se manter saudáveis. Especialmente os danificados por processos químicos de coloração ou alisamento. Os tratamentos reparam o ressecamento, desbotamento e a fragilidade.

Antes dos tratamentos é indicado que realize, sempre que necessário, o corte das pontas duplas. Realizar um corte a cada três meses é uma maneira de eliminar os danos gradualmente.

Os procedimentos mais conhecidos e aplicados são os de hidratação e reconstrução. Eles fornecem nutrientes para que os fios se recuperem o mais rápido possível. Utilize produtos ricos em proteínas e com tecnologias que façam a reconstrução e a reposição da massa perdida.

Outra forma de cuidar dos cabelos é utilizar protetores térmicos na hora de finalizar. Eles ajudam a selar as pontas danificadas e proporcionam um acabamento sedoso.

Alimentação

Como já abordamos em outras matérias, quando investimos numa alimentação balanceada e saudável, oferecemos ao nosso organismo mais capacidade de se proteger e de gerar mais energia. E com o cabelo não é diferente.

Quando consumimos as vitaminas e minerais adequados, nossos fios ficam mais bonitos. Entre os nutrientes que colaboram para a vitalidade e beleza dos cabelos estão: Zinco; Vitamina D, Vitamina E, Magnésio e Ferro. Juntos eles estimulam o crescimento, dão força e brilho.

Entre os alimentos que podem ser inseridos na sua alimentação diária para favorecer a saúde dos cabelos estão: verduras verde-escuras, fígado, tomate, pimentão verde, leite e derivados, gema de ovo, carnes, cereais integrais, amendoim e castanhas, espinafre, frutas como caju, goiaba, acerola, abacaxi, morango, laranja, kiwi, maracujá, entre outros.

Se você não consegue ingerir todas as vitaminas que precisa, a suplementação nutricional pode ajudar. O Revitée Hair é um suplemento vitamínico e mineral que oferece tudo o que seu corpo precisa para ter cabelos saudáveis. Ele trata dos seus cabelos de dentro para fora. Não possui glutén nem glicose, e portanto não engorda.

Se você gostou das informações sobre como ter cabelos mais brilhantes leia também 6 dicas de como reduzir a queda de cabelo.

Comentários
Compartilhe nas redes sociais:
0 comments
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *